Escova rogressiva para cabelos secos, oleosos e normais

kompulsion@gmail.com

12/11/2009

ESCOVA PROGRESSIVA FEITA EM CASA

Seja você mesmo a cabelereira e faça a sua própria escova.

Há muito tempo as mulheres, recorrem à escova, para deixar os cabelos cacheados, frisados, e crespos, com aspecto liso. Por isso, pelo menos uma vez na semana, as mulheres têm a necessidade de irem aos salões de beleza, para manter os cabelos impecáveis,Entretanto, não são todas as mulheres, que podem ter seus “cabeleireiros 24 horas, ou, ir ao salão todas as semanas. Mas, então o que fazer, se o dinheiro está curto, e não tem cabeleireiro? Uma opção, para quem quer manter as madeixas lisas, e sem gastar, é fazer a própria escova em casa.

Porém, fazer uma escova bacana requer vários cuidados, como se você estivesse no próprio salão de beleza. Um dos primeiros passos é escolher o shampoo e o condicionador; estes devem ser adequados ao seu tipo de cabelo.

Outra observação é a escolha do secador, que deve ser quente, mas, que tenha uma velocidade alta e a temperatura boa. Isto porque se o secador estiver muito quente, o risco de queimar o couro cabeludo no processo é maior. Uma recomendação bacana, é a escolha de um secador ionizado, que evita deixar o cabelo com aspecto de efeito elétrico.

Em relação às escovas para secar os cabelos, as variedades são enormes. Porém, essa também é uma escolha essencial, na hora da escovação, pois se o modelo que você utilizar estiver de desacordo com o seu cabelo, a quebra dos fios pode acontecer no processo. Para acertar na escolha, observe a relação do seu fio, ou seja, quanto mais grossos os fios, maior deverá ser o diâmetro da escova e o espaços entre as cerdas.

Outra dica, muito importante é a escolha, de um protetor térmico, que auxilia na proteção dos fios contra os efeitos do secador. Alguns contêm substâncias que deixam os fios com uma aparência de um cabelo mais liso.

Bom, depois de todos esses cuidados, vem a parte da ação. Pode ser que nas primeiras vezes, seja um pouco difícil para fazer uma escova e que não fique como a do seu cabeleireiro. Mas, com a prática, você acabará aperfeiçoando a técnica e a escova ficará do jeito que você gosta.

Para começar, lave os cabelos com o shampoo e condicionador. Retire bem o excesso do condicionador, pois se o cabelo ainda estiver com muito produto, o deixará com aspecto oleoso e a escova não sairá legal. O segundo passo, é a retirada do excesso de água dos fios, seque com toalha, ou, passe o secador em uma temperatura morna, apenas para os cabelos ficarem úmidos. Porém, quem possui cabelos crespos, deve deixar o cabelo um pouco mais úmido para a escovação. Em seguida, aplique o protetor térmico ao longo dos fios e utilize um pente para auxiliar, espalhando o produto sobre os cabelos. Então, divida o cabelo em quatro partes, e prenda com “piranhas”, assim você terá um controle maior durante o processo.

Uma boa dica é a começar a escovação pela parte de trás dos cabelos. Soltando mecha, por mecha, passe a escova, da raiz para a ponta, com o secador no mesmo movimento dela. Apenas tome cuidado para deixar certa distância entre o secador e a raiz, para não causar queimadura no couro cabeludo. Escove cada mecha na média de três a cinco vezes. Sempre escove uma metade do cabelo, depois a outra. E evite forçar os fios no momento de puxar, pois eles podem quebrar; apenas mantenha a mão firme na escova.

Há pessoas que optam por passar a prancha alisadora, que modelam o cabelo, após a escovação. Mas a chapinha também queima os fios, então prefira aquelas feitas de cerâmicas ou porcelana, que mantém a temperatura. E passe de duas a três vezes em cada mecha, evitando deixar ela em um único ponto do cabelo. Finalizando... Utilize algumas gotas de máscara de silicone para conferir brilho a sua escova e assentar alguns fios arrepiados.
Heloisa Pereira Oliveira

Nenhum comentário: